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ABEH

Associação Brasileira de Ensino de História
por Guilherme Amaral Luz
Publicado: 02/08/2023 - 20:18
Última modificação: 02/08/2023 - 20:18

Sobre a ABEH

Breve histórico da ABEH

 

     Na trajetória de consolidação do Ensino de História como um campo de pesquisa e produção de conhecimento, a Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (ABEH) está articulada aos eventos Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e do  Encontro Nacional Pesquisadores do Ensino de História, uma vez resulta de discussões e articulações gestadas nestes eventos, e atualmente é a responsável por sua organização e promoção.

     Este conjunto de iniciativas que têm como objeto específico o Ensino de História demarca e sintetiza esforços muito anteriores, de pesquisadores que vinham se dedicando a este objeto, e construindo a legitimidade dele e o espaço para ele, em especial na Associação Nacional de História (ANPUH) e nos eventos por ela promovido.

     As discussões que envolveram o Currículo de São Paulo da década de 1980, parecem ter sido o embrião para a proposição do Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, realizado na USP, em junho de 1988. Já o Pesquisadores do Ensino de História, evento voltado especificamente à discussão acerca de problemas de pesquisa sobre o tema, teve sua primeira edição em setembro de 1993, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Assim, estes eventos congregavam e fomentavam a união entre historiadores, pesquisadores do ensino de História e docentes da educação básica, e ainda o fazem.

     É no Pesquisadores de 2006 que a ideia de criação de uma Associação específica para o Ensino de História começa a ganhar estrutura, e alguns pesquisadores passam a se reunir em torno dessa ideia. Uma primeira versão do que seria o Estatuto da ABEH foi construído e apresentado no Perspectivas de 2007; no Pesquisadores de 2008, nova versão do documento foi discutida e aprovada, com a criação da Associação Brasileira de Ensino de História, que teve sua primeira assembleia realizada em 2009 no Perspectivas.

     Pode-se perceber aqui a importância que os eventos Perspectivas e Pesquisadores tiveram, por contribuírem para a aproximação e estabelecimento de diálogos e de relações, acadêmicas e pessoais, em torno de um objeto comum, que foi sendo consolidado como um campo, qual seja, o ensino de História. Simultaneamente a este processo, uma identidade destes pesquisadores foi sendo forjada, uma vez que muitos percebiam e enfrentavam situações similares em suas instituições de atuação, na graduação e na pós-graduação, ao mesmo tempo que almejavam maior reconhecimento, espaço e voz, o que a criação da Associação Brasileira de Ensino de História veio trazer. Em seu Estatuto, no artigo 2º, são estabelecidos os objetivos da ABEH:

a) congregar profissionais que atuem e/ou pesquisem ensino de História, em todas as suas perspectivas e em todos os níveis de escolaridade;
b) apoiar a realização de eventos e fóruns de debates e, em especial, manter a continuidade da realização dos Encontros Nacionais do ensino de História (Pesquisadores do Ensino de História e Perspectivas do Ensino de História), garantindo a essas reuniões cientificas sua sequência bienal;
c) contribuir para todos os debates relativos a elaboração e implementação de políticas públicas, para todos os níveis de ensino, na área de ensino de história;
d) promover o diálogo entre a ciência de referência, a área de educação e demais ciências afins, estimulando a participação de seus membros em diferentes fóruns, associações científicas e eventos que tratem de questões relativas à história e seu ensino;
e) manifestar-se quanto aos usos públicos e sociais relacionados ao ensino de história;
f) apoiar e atuar em atividades de formação no campo do ensino de história;
g) estimular a pesquisa em ensino de história nas suas diferentes temáticas e abordagens; e
h) contribuir para a melhoria da educação brasileira. (ABEH, 2009)

 

     Neste documento são perceptíveis algumas respostas aos embates que envolviam (e ainda envolvem) estes pesquisadores e o próprio campo; a articulação da ABEH com o Perspectivas e o Pesquisadores, em um processo de retroalimentação e de reconhecimento da relevância destes eventos para a consolidação do campo e da própria Associação; o diálogo com a educação básica, inerente ao campo, seja por meio da participação de professores deste nível de ensino e de graduandos como associados, por meio de participação no desenvolvimento de políticas públicas relacionadas à educação básica e particularmente ao ensino de História, ou ainda no âmbito da formação para este ensino; o reconhecimento da necessidade de continuar estabelecendo diálogo com outros fóruns e associações que também abordem o ensino de História, como a Anpuh; além da reunião daqueles professores e pesquisadores voltados ao ensino de História, buscando consolidar esta identidade e oportunizar a participação de todos os que lidam com o tema, por atuação ou pesquisa.

     Devido a questões jurídicas, houve nova formalização de criação da Associação em 12 de dezembro de 2019, na Assembleia realizada durante o XII Encontro Nacional Pesquisadores do Ensino de História, na UFMT, passando a ABEH a utilizar nos âmbitos civil e fiscal o nome de Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História, mantendo o nome Associação Brasileira de Ensino de História como marca desde 2020.

     O Estatuto de 2019 mantém basicamente a mesma estrutura e redação dos objetivos da Associação (artigo 4º), até a letra f. Depois, houve alguns ajustes, com destaque para o último inciso, cujo texto é bastante sugestivo, acerca, talvez, do contexto de significativos embates políticos e ideológicos atuais, que envolvem a escola, o currículo (no caso, de História) e os profissionais dedicados ao ensino e à pesquisa do campo:

I – Congregar profissionais que atuem e/ou pesquisem ensino de História em todas as suas perspectivas e em todos os níveis de escolaridade;
II – Apoiar a realização de eventos e fóruns de debates e, em especial, manter a continuidade da realização dos Encontros Nacionais do Ensino de História (Pesquisadores do Ensino de História e Perspectivas do Ensino de História), garantindo a essas reuniões científicas sua sequência bienal;
III – Contribuir para todos os debates relativos à elaboração e implementação de políticas públicas para todos os níveis na área de ensino de História;
IV – Promover o diálogo entre a ciência de referência, a área de educação e as demais ciências afins, estimulando a participação de seus membros em diferentes fóruns, associações científicas e eventos que tratem de questões relativas à História e seu ensino;
V – Manifestar-se quanto aos usos públicos e sociais relacionados ao ensino de História;
VI – Apoiar e atuar em atividades de formação no campo do ensino de História;
VII – Estimular a pesquisa em ensino de História nas suas diferentes temáticas, âmbitos e abordagens;
VIII – Preservar e promover o levantamento, organização e acesso à história e à memória do ensino de História no Brasil e de seus sujeitos.
IX – Representar seus interesses e os interesses de seus membros tanto na via judicial quanto extrajudicial. (ABEH, 2019)

      Nestes treze anos de existência, a ABEH buscou formalizar e regularizar sua situação legal e fortalecer-se, a fim de exercer seu papel de representação de professores e pesquisadores sobre ensino de História. Neste sentido, o Pesquisadores e o Perspectivas foram os dois principais braços de atuação da ABEH para a discussão acerca de desafios epistemológicos, educacionais e políticos que envolvem seu objeto, o ensino de História.

FONTE: https://www.abeh.org.br/conteudo/view?ID_CONTEUDO=434