Bicentenário da Independência do Brasil: mudanças e permanências das narrativas e da cultura de História entre professores e estudantes da Educação Básica

por Portal Profhistória INHIS
Publicado: 03/04/2023 - 09:55
Última modificação: 03/04/2023 - 09:55

A pesquisa tem como tema o Bicentenário da Independência do Brasil e a cultura de História. Ela objetiva analisar as narrativas didáticas, paradidáticas, literárias e audiovisuais produzidas por diferentes agentes (órgãos públicos, grupos de pesquisa, redes de televisão, youtubers, professores da Educação Básica, autores de materiais didáticos e escritores), entre os anos 2018 ? 2023, para comemorar e refletir sobre os duzentos anos de Independência do Brasil, bem como compreender permanências e possíveis mudanças que estas narrativas geram na cultura de história de professores e estudantes da Educação Básica. O recorte temporal deve-se ao fato de que as produções começaram a ser mais intensamente programadas e elaboradas por estes diversos agentes desde 2018, e à expectativa de que elas continuem até 2023 ? ano em que se comemora a Independência da Bahia, quando as tropas portuguesas foram expulsas do Brasil. A metodologia da pesquisa envolverá inicialmente monitoramento das redes sociais digitais por onde são divulgadas as produções elaboradas, para formar um acervo de narrativas em disputa sobre o Bicentenário, que se destinam às crianças, jovens, estudantes e professores da Educação Básica. Em seguida, faremos a análise destas narrativas, observando quais grupos sociais estão envolvidos em sua produção, quais temporalidades, espacialidades, sujeitos, fatos e fontes selecionados para construir estas narrativas. Posteriormente, serão realizados grupos de discussão com estudantes e professores de diferentes etapas e modalidades da Educação Básica e também com licenciandos de Pedagogia e História. Por meio destes grupos, buscaremos compreender o significado do Bicentenário para os participantes, identificar a quais narrativas do Bicentenário eles tiveram acesso, discutir coletivamente outras que eles não chegaram a conhecer, além de debater como elas impactaram em sua compreensão do presente e no seu agir social.