O lugar da Educação para as relações étnico raciais nos cursos de Pedagogia da universidades federais de Minas Gerais: o que dizem os documentos, as/os docentes formadoras/es e as/os egressas/os

por Portal Profhistória INHIS
Publicado: 03/04/2023 - 11:03
Última modificação: 03/04/2023 - 23:22

Entendemos que o trabalho com temáticas relacionadas às relações étnico-raciais é imperativo para uma educação antirracista e deve ser realizado ao longo da educação básica, desde a educação infantil. Dessa forma, o projeto tem como objetivo geral identificar e analisar, por meio dos documentos (PPC e fichas de disciplinas), das vozes das(os) docentes e egressas(os) dos Cursos de Pedagogia, das Universidades Federais no estado de Minas Gerais, o lugar das relações étnico-raciais, bem como refletir sobre os saberes e as práticas das/os egressas/os, ao trabalhar com conteúdos relacionados à temática das relações étnico-raciais. De forma específica busca: a) Analisar o Projeto Pedagógico dos Cursos de Pedagogia (PPC) das Universidades Federais mineiras buscando analisar o lugar das relações étnico-raciais; b) Analisar as ementas e os conteúdos presentes nas disciplinas que abordam temáticas relacionadas à Educação para relações étnico-raciais; c) Apresentar o perfil das egressas dos Cursos de Pedagogia das Universidades investigadas d) Analisar as relações entre sujeitos (egressas do Curso de Pedagogia), saberes (docentes e escolares) e práticas educativas relacionadas à educação para as relações étnico-raciais; e) Identificar, registrar e refletir sobre saberes, processos, metodologias e práticas de ensino e aprendizagem produzidas e mobilizadas no fazer pedagógico pelas professoras egressas, conexas com a educação para as relações étnico-raciais; f) Contribuir para subsidiar estudos e pesquisas sobre a formação de professores, fornecendo dados para os cursos de graduação, pós-graduação e pesquisadores na área da Educação; g) Produzir e publicar trabalhos científicos divulgando resultados e reflexões a formação, os saberes e as práticas, relacionadas à educação para relações étnico-raciais; Consiste em uma pesquisa qualitativa que recorrerá a análise de documentos, questionários (professoras/es formadoras/es e egressas/os).