A Sala Museu e o Processo de Ensino-Aprendizagem da História por Meio da Herança Educativa

Publicado: 19/02/2022 - 10:45
Última modificação: 05/04/2023 - 10:26

O presente projeto tem como proposta o estudo do processo de ensino- aprendizagem histórica por meio da herança educativa, materializada na organização das salas-museus no interior de instituições escolares. O princípio deste processo parte da realidade mais próxima dos alunos e professores, ou seja, a cultura material da instituição que se inserem, buscando fomentar a ressignificação da percepção do espaço escolar compartilhado, a partir de seus objetos históricos. A organização de uma sala-museu reunindo objetos advindos, em geral, do 'arquivo morto' da instituição aonde foi criada, deve fomentar a reflexão nos indivíduos sobre o processo de produção de cada um dos objetos materiais expostos, a história de cada um deles, como chegaram até aquele espaço, assim como todo o trabalho necessário à sua aquisição, classificação, preservação e exibição naquele espaço. Para o desenvolvimento deste projeto será necessário estabelecer a parceria entre determinada instituição escolar do município de Uberlândia-MG e o Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia.