Mosaicos: cidade, memórias e produção de conhecimentos histórico-educacionais em diálogo com diferentes experiências de formação

por Portal Profhistória INHIS
Publicado: 19/12/2022 - 11:21
Última modificação: 14/04/2023 - 15:36

Descrição: A produção de saberes históricos não está restrita ao espaço escolar. Sua constituição se dá em diferentes ambientes, pela mediação de diferentes suportes e de sujeitos com variadas formações profissionais, e se elabora de forma dialógica, tensa e conflituosa com compreensões e apreensões da história, ou de formas de fruição da relação temporal presente-passado-futuro, que antecedem o processo de escolarização e continuam para além dele. Isso nos leva a pensar na relação entre a produção de conhecimentos histórico-educacionais (em ambiente escolar ou não) e concepções e práticas de memória predominantes em nossa sociedade, bem como nos leva a problematizar expressões e apreensões da história pela indústria cultural e a considerar vivências ou experiências urbanas que interferem nas percepções e leituras de mundo que são feitas por estudantes e professores. Assim, o projeto entrecruza formação de professores (inicial e continuada) de História e a produção de conhecimentos histórico-educacionais em espaços escolares e não escolares, tendo em vista a relação com experiências vividas no espaço urbano e com diferentes práticas de memória. O objetivo é acolher tais experiências, fomentar a investigação sobre elas e buscar identificar e analisar a relação dessas experiências com caminhos de produção de saberes históricos em espaços escolares e não escolares. Pretende-se desenvolver junto a estudantes de História da UFU e professores de História da rede pública de ensino de Uberlândia-MG, níveis fundamental e médio da Educação Básica, reflexões teórico-metodológicas sobre Ensino de História, metodologias e produção de materiais didáticos que possam dinamizar a produção de conhecimentos junto a estudantes da Educação Básica, tendo a cidade e as práticas de memória como eixos reflexivos fundamentais. O projeto visa a colaborar com pesquisas sobre produção de conhecimentos histórico-educacionais e formação de professores de História e a dinamizar ações de extensão junto à comunidade, estando ambas articuladas às atividades desenvolvidas em componentes curriculares diretamente ligados a práticas de Ensino de História. A pesquisa mescla diferentes metodologias de investigação, com destaque para a pesquisa narrativa de cunho intersubjetivo com ênfase em processos de rememoração, e tem como principais autores de referência o filósofo berlinense Walter Benjamin e a historiadora e professora brasileira Maria Carolina Bovério Galzerani..